E Viva o Carnaval e a sua magia!
O tema para este Ano letivo são “os pintores” e enquadra-se Projecto Educativo da nossa escola. Ao longo da semana conversámos sobre “Arte”. Percebemos que dela fazem parte os pintores e as suas obras. “Os pintores são senhores que fazem quadros e pintam pessoas, fazem desenhos e cascatas Pintam exactamente o que eles quiserem”, tal como expressou a Raiane. Descobrimos que “podemos ver obras de arte no museu” (Afonso). Percebemos que Arte não são só quadros. Tal como nos lembrou o Afonso, “nós também fizemos artes de gelo”, referindo-se à escultura de gelo que fizemos há semanas. A Leonor lembrou-se que os pintores usam pincéis e muitas tintas!
Posto isto, arriscámos e conversámos acerca de pintores famosos. Construímos réplicas do quadro “Doze Girassóis numa jarra”, de Vicente Van Gogh, que afinal até tinha o nome de um menino da sala! A posteriori, aprendemos também uma canção sobre a época e ilustrámo-la. Criámos palhaços numa abordagem à pintora Nádia Leal . Nádia é o nome da mãe do Gabriel Pereira. Fácil de decorar e ele lembrou-nos logo desta coincidência! Os nossos palhaços ficaram muito catitas!
Crianças são como esponjas e aprendem, ao mesmo tempo que brincam, coisas de “gente crescida”! Ao pensarmos na arte como elemento enriquecedor de cultura é o primeiro passo. O educador é o mediador, organiza o ambiente de acordo com a faixa etária com que está a trabalhar. As crianças vivenciam, produzem e absorvem rapidamente a informação que lhes é transmitida. e têm uma motivação contagiante que nos alimenta e nos torna, a nós, equipa, atrevidas!
Segundo Holm, “a arte engloba: controle corporal, coordenação, equilíbrio, motricidade, sentir, ver, ouvir, pensar, falar e ter segurança”. Ao educador cabe oferecer ferramentas, para que a criança tenha contacto e crie”. “Trabalhar com a arte na educação infantil é abraçar o mundo com o corpo todo”.
Aproveitámos o momento para envolver as famílias e ficarmos a saber mais da arte de ser pintor. Numa proposta arrojada, pais e crianças trabalham agora outros pintores para, em seguida, os apresentarmos em conjunto, com todo o orgulho do mundo! Escola e família aqui caminham de mãos dadas e ainda havemos de, um dia, visitar um museu em conjunto, quem sabe num fim de semana diferente e rico em cultura!…
…E depois, porque trabalhamos com o coração, surgem as melhores surpresas. Uma menina que nos traz um desenho de casa para nos oferecer e que num abraço forte nos segreda ao ouvido: “…o desenho é para ti mas podes pôr na parede da nossa sala?” . Com uma pontinha de orgulho, lá fomos nós de mãos dadas colocar a “obra de arte” na parede. E ela ficou tão contente! Isto é Amor!…
A Sala dos Sabichões deseja-vos um fim-de-semana feliz!