Chegou a primavera e a nossa sala encheu-se de cores! Porque faz frio numa época do ano e faz calor na outra? Porque as árvores ficam despidas no inverno e se enchem de folhinhas verdes na primavera? Foram estas algumas das respostas que procurámos ao longo dos últimos dias.
“A passagem das estações além de um fenómeno ambiental simboliza a própria passagem do tempo.” O ciclo das estações está diretamente ligado com a natureza. Tentámos, assim, uma aproximação entre a preservação do meio e o equilíbrio dos fenómenos naturais. Neste sentido, aplicando algumas técnicas de expressão plástica como o recorte, a colagem e a pintura, construímos árvores da primavera, borboletas e joaninhas. No campo da linguagem oral e abordagem à escrita, aprendemos a lengalenga da “joaninha voa, voa”. O jogo de palavras torna-se divertido e é uma forma eficaz de “destravar” a língua! No domínio da expressão musical, usámos instrumentos para ilustrar as canções que aprendemos sobre a primavera. Estávamos encantados com os ritmos que íamos reproduzindo.
De grosso modo, foram nossos objetivos: identificar mais uma estação do ano, consciencializar o grupo para a necessidade de preservar o meio ambiente, identificar o vestuário usado nesta época, consciencializar as crianças para a noção de sequência e passagem do tempo (quente e frio), desenvolver a imaginação e criatividade e o raciocínio lógico através da noção temporal, aumentar vocabulário e a forma de compreender a realidade, trabalhar a linguagem oral e escrita e o trabalho em grupo.
Gostamos da primavera, tudo tem mais magia e cor!
A Sala dos Sabichões deseja a todos um bom fim de semana.