Trabalhar com crianças pode ser uma alegria e um desafio. Cada criança / cada grupo tem o seu ritmo próprio de aprendizagem e cada dia é uma aventura!
Esta semana dedicámos o nosso tempo a explorar o corpo humano. Através do sentido do tacto, as pessoas reforçam vínculos e afectos positivos. A partir de uma massagem.jogo manipulámos os músculos através de vários movimentos das mãos. A massagem tem uma função terapêutica o que, concomitantemente, tem efeitos positivos sobre a pessoa, neste caso as crianças e o grupo. Ao mesmo tempo, este tipo de atividade estimula o desenvolvimento psicológico, promove uma boa circulação sanguínea e ensina o reconhecimento dos limites do corpo. O toque promove a confiança e fortalece laços afectivos. Favorece o respeito pelo outro numa atitude de partilha e responsabilidade.
Através da montagem de um puzzle, procurámos conhecer e identificar as partes do corpo. Identificámos as suas características físicas. Tentámos, a posteriori, representar o esquema corporal a partir da elaboração do nosso retrato.
Mas surpresa, surpresa foi termos recebido correspondência! E UAU! Que fantástico o momento! Imaginem só: o Pai Natal respondeu às nossas doces cartinhas. Falou-nos da importância de reciclar e proteger o ambiente. Ofereceu-nos um desenho para colorir e passatempos divertidos.
A Giovanna fez três anos e veio para a nossa sala e que feliz que estava! Olhinhos de azeitona, ar curioso, explorou materiais e brincou com os amigos!
” Educar pressupõe jogar e brincar, para que também o adulto possa observar melhor qual a motivação natural de cada um.”(Platão).
A Sala dos Sabichões deseja a todos um fim de semana carregado de miminhos!